Seu timoneiro perfeito...

Independentemente de você planejar grandes travessias ou navegar localmente, um piloto automático aprimora seu tempo na água.

Em sua forma mais simples, um piloto automático é um sistema que mantém o rumo de um barco em um curso escolhido, mas ele oferece muito mais além disso. Ou, para colocar de outra forma, ele age exatamente como um segundo par de mãos enquanto você comanda o barco. Para entender os benefícios, vamos dar uma olhada mais detalhada.

O que é um piloto automático

Um piloto automático governa o barco para você ao:

saber qual curso é necessário através de comandos manuais de uma pessoa que está no comando ou por entradas automáticas de equipamentos de navegação eletrônica.

entender para qual direção o barco está apontando ao receber informações de um sensor de rumo e extrair outros dados dinâmicos se estiver integrado a um sistema eletrônico marítimo completo.

aplicar mudanças no sistema de direção para manter o barco em seu curso desejado.

Os controles mais básicos de piloto automático sempre foram botões ou controles giratórios para dizer ao sistema para ativar, manter o curso atual ou virar para a esquerda ou direita. Pilotos automáticos modernos também podem seguir automaticamente cursos traçados em cartas náuticas se integrados a equipamentos de mapeamento e posicionamento marítimo.

Os primeiros pilotos automáticos de lazer costumavam ter controles adicionais no painel para ajustar a resposta do sistema, como a taxa do leme (a rapidez com que a direção reage). Você ainda pode encontrar algumas dessas unidades em barcos construídos entre as décadas de 1960 e 1980. Dominar essas configurações para alcançar um curso estável em todas as condições de mar era uma parte essencial, embora muito satisfatória.

Tecnologia em Evolução

Sistemas de piloto automático modernos ainda dependem de uma calibração e configuração inicial para funcionar bem, mas eles têm uma inteligência embutida que lhes permite aprender como qualquer estado do mar, vento, velocidade da embarcação, carga e ajuste do motor estão afetando o barco. Em qualquer disputa de "dirigir em linha reta" entre um humano e um piloto automático no comando, o piloto automático normalmente venceria sem a necessidade de pressionar botões constantemente para ajustar as configurações.

Falando em botões, no mundo totalmente integrado de eletrônicos marítimos da Simrad®, agora você pode controlar seu piloto automático a partir de múltiplos controladores dedicados, displays multifuncionais (MFDs) e controladores sem fio.

  • Se você tem uma pequena lancha ou barco onde você governa usando uma cana de leme, a Simrad® tem uma linha de pilotos de cana de leme completamente integrados, onde tudo está contido em uma única unidade.

    A maioria das lanchas, no entanto, usa um sistema baseado em componentes, com muitas opções para lidar com uma vasta gama de tamanhos e tipos de barcos. Veja como é uma instalação típica:

  • O computador do piloto automático

    tipicamente uma caixa preta (black box) que é instalada fora da vista. Ele forma o coração do sistema.

  • Um ou mais controladores de piloto automático dedicados ou MFDs para controlar o piloto automático

    a Simrad® também oferece controladores sem fio. No mínimo, você deve planejar ser capaz de controlar o piloto automático em qualquer posição de comando de onde você opera o barco.

  • Um sensor de rumo eletrônico

    Para gerar direção, taxa de virada e outras informações dinâmicas que auxiliam o desempenho do piloto automático. Ele pode usar eletrônicos de estado sólido para ler o campo magnético da Terra e o movimento do barco, ou adicionalmente receber dados de satélite GPS para um desempenho aprimorado.

  • Uma unidade de acionamento para controlar a direção do barco

    Geralmente, é uma bomba hidráulica ou um pistão de direção, com diferentes versões disponíveis para motores de popa, centro-rabeta, IPS e lemes.

  • Uma unidade de feedback para sentir para onde os lemes ou rabetas estão apontados

    isso nem sempre é necessário nos pilotos automáticos Simrad®.

Para que eu usaria um piloto automático?

  • Segurança
  • Conveniência
  • Eficiência
  • Navegação com pouca tripulação
  • Segurança

Um piloto automático cuida da manutenção precisa do curso, liberando sua atenção para manter uma boa vigilância em busca de outros barcos e perigos, monitorar instrumentos e cruzar suas informações de navegação.

Manter um rumo constante é de grande ajuda para avaliar o risco de colisão com outra embarcação. Se o seu rumo permanece o mesmo e o alvo com o qual você está preocupado permanece em uma marcação constante em relação ao seu barco (visualmente ou no radar), então é hora de tomar uma ação antecipada. Se você desviar para qualquer lado do seu curso, fica mais difícil para você visualizar o que está acontecendo e também mais difícil para o outro barco entender o que você está fazendo.

Em condições de pouca visibilidade, o piloto automático ajuda muito a evitar a desorientação que você experimentaria na direção manual. A única outra maneira de evitar isso é manter os olhos constantemente fixos na bússola ou na tela de rolagem dos seus eletrônicos marítimos. Saber que seu rumo está sendo mantido no curso desejado pelo piloto automático irá auxiliar muito sua carga de trabalho, proporcionando mais tempo para manter uma boa vigilância visual e no radar.

  • Chegar em águas abertas e poder configurar o piloto automático para manter um curso ou seguir sua trilha de navegação libera você de segurar rigidamente o timão e permite que você aproveite mais o dia. Você deve, é claro, manter uma boa vigilância em todos os momentos, mas poder se afastar do leme é um bônus em qualquer barco e, para cruzeiros mais lentos, pode tornar uma longa passagem consideravelmente mais fácil.

  • Levando isso um passo adiante, você provavelmente descobrirá que a conveniência de dirigir com botões, um controle giratório ou um joystick é tão mais fácil, que você passará grande parte do seu tempo no piloto automático.

  • Mesmo em passagens mais rápidas, é bom para a tripulação ter uma pausa para o banheiro e para bebidas e lanches. Em vez de parar completamente o barco e deixá-lo balançar nas ondas, você pode reduzir a velocidade para apenas alguns nós, colocar o barco em um rumo confortável em relação ao mar e ligar o piloto automático para cuidar das coisas. A pausa na jornada será apreciada por todos a bordo.

Eficiência

Não é incomum ver alguém que está governando manualmente desviar para ambos os lados do curso desejado. As razões para isso incluem desatenção, fadiga, uma tendência que algumas pessoas têm de corrigir demais, ou até mesmo instabilidade direcional do seu barco.

Isso pode adicionar consideravelmente à distância percorrida na água. Correções excessivas no leme também adicionam arrasto. Um piloto automático que está calibrado corretamente irá governar um curso eficiente, o que economizará combustível.

Se o barco está fazendo a direção, você também pode prestar mais atenção ao trim e à estabilização, se houver, para otimizá-los também para a configuração de cruzeiro perfeita.

Navegação com pouca tripulação

e você navega sozinho ou tem uma tripulação com capacidade limitada, um piloto automático realmente se destaca. Assim que você chegar a uma área segura de água, pode deixar os motores em marcha lenta à frente com o barco no piloto automático para guardar as linhas e defensas, garantindo, é claro, manter um olhar cuidadoso ao seu redor.

Uma vez em alto mar, o piloto automático é como um segundo membro da tripulação, reduzindo sua fadiga e liberando tempo para manter o barco seguro e em ordem.