A tecnologia de radar para veleiros deu um salto gigantesco na última década. Longe vão os tempos das antenas de radar volumosas, pesadas e "famintas" por energia. A última geração de radares de compressão de pulso consome o mínimo de bateria, pesa menos de 5kg e oferece resolução excelente tanto de perto quanto de longe.
Mas a pergunta que muitos se fazem ainda é: Por que eu preciso de um radar no meu barco?
Simplificando: o radar mostra o que está ao seu redor, "enxergando" através da escuridão, da chuva, do nevoeiro e da baixa visibilidade. Seja para cruzar um canal de tráfego intenso com névoa espessa, procurar por "squalls" (nuvens de tempestade) em alto-mar ou identificar a entrada de uma marina no escuro, o radar oferece um auxílio significativo à navegação e à segurança.

O radar tem aplicações tanto na navegação costeira quanto na oceânica para veleiros – e não serve apenas para evitar colisões.
Para entender melhor o uso prático, o "Papo de Píer" buscou a opinião de quem entende do assunto. Conversamos (virtualmente) com os navegadores profissionais Simon Fisher e Miranda Merron sobre como eles usam o radar a bordo.
Simon Fisher é um veterano de cinco edições da Volvo Ocean Race (tendo navegado o Abu Dhabi Ocean Racing para a vitória em 2015).
Miranda Merron é uma velejadora de IMOCA que, entre outras façanhas, navegou uma equipe totalmente feminina para o recorde da Volta à Grã-Bretanha e Irlanda em 2009.
Ambos usam o radar extensivamente para se manterem no topo de seu jogo.
🗺️ Navegação Offshore: O Caçador de Tempestades
"Em alto-mar, o radar é uma ferramenta excelente para rastrear 'squalls', e eu confio nisso há muitos anos", diz Simon. "Pode ser especialmente útil à noite para mostrar a que distância você está de conseguir escapar para o outro lado daquela nuvem com a qual você está 'lutando'."
Segundo ele, as informações do radar dão uma ideia do tamanho da nuvem, a direção e a velocidade com que ela está se movendo, bem como a "fase" em que ela pode estar. "Uma nuvem enorme que está se formando sem chuva se comporta de maneira bem diferente de uma que já vem com uma quantidade significativa de precipitação", explica.
Os novos radares HALO da B&G, por exemplo, oferecem o Modo Clima (Weather Mode), que ajusta o radar especificamente para detectar nuvens e sistemas meteorológicos a longas distâncias, exibindo-os em cores.
Miranda Merron, escrevendo durante a recente Transat Jacques Vabre, colocou seu radar em bom uso:
"Desde o pôr do sol, temos sofrido ataques quase ininterruptos de 'monstros de squall'. O último durou mais de uma hora. Está muito escuro [...]. Impossível ver o que está vindo em nossa direção. No entanto, estamos usando um radar B&G que é uma revelação completa para nós, acostumados que estávamos com tecnologias muito mais antigas. Agora, às 3 da manhã, posso ver em cores na tela do radar que o próximo 'squall' está a apenas 2 milhas de distância e tem o barco firmemente em sua mira..."
⚓ Navegação Costeira: Precisão nos Detalhes
"Quando os barcos de regata oceânica se aproximam da costa, eles ainda estão navegando em velocidade máxima, mas agora a ênfase muda para evitar colisões", diz Simon.
Perto da costa, frotas de pesca, perigos flutuantes e fixos de todas as formas e tamanhos tornam-se cruciais para identificar. Isso é especialmente verdade quando há muito tráfego que pode não estar usando o AIS.
"Ser capaz de exibir alvos AIS e alvos de Radar na mesma tela significa que você pode assimilar rapidamente todos os dados e verificá-los com a tripulação no convés, na esperança de que nada seja esquecido", completa Simon.
Os novos radares HALO da B&G conseguem enxergar até a proa do seu barco e até distinguir objetos pequenos como bóias de amarração e postes. Isso significa que, no "Modo Porto" (Harbour Mode), você pode manobrar por um canal em nevoeiro denso e ver tudo sobreposto em uma única tela. Ter a Carta Náutica, o Radar e o AIS combinados realmente dá vida ao seu entorno.

Sobreposição da imagem de radar sobre a tela de carta náutica em um display B&G
⚡ A Revolução do Doppler: Tecnologia VelocityTrack
A tecnologia de radar de compressão de pulso permitiu ganhos significativos em segurança. O maior deles é a tecnologia Doppler VelocityTrack.
Como funciona? De forma simples, ela colore os alvos perigosos que se aproximam de amarelo, destacando-os na tela para que você possa identificá-los imediatamente e tomar uma ação evasiva, se necessário. Quando eles passam com segurança, tornam-se azuis para se distinguirem do ambiente.
O VelocityTrack mostra seu valor em hidrovias movimentadas, especialmente quando um veleiro está sendo ultrapassado por uma embarcação maior e mais rápida. Eles não vão mais "aparecer" sorrateiramente atrás de você — agora você pode ficar de olho neles em qualquer condição.
Os modelos HALO20+ e HALO24 também apresentam operação de 60 RPM (rotações por minuto) em curto alcance. Isso significa uma varredura completa por segundo, mantendo você atualizado quase em tempo real.
Radar vs. AIS: Por que você precisa dos dois?
Muitos velejadores acreditam que o AIS é uma alternativa de baixo custo ao Radar. O AIS tem, sim, muitas vantagens: você pode ver embarcações próximas sobrepostas na sua carta, descobrir seus nomes, velocidade, rumo e até mesmo chamá-las diretamente pelo rádio.
Mas é crucial entender as limitações do AIS:
Ele só mostra em seu chartplotter as embarcações que estão transmitindo um sinal AIS.
Ele não detecta objetos sem transmissores (barcos de pesca pequenos, bóias, contêineres, cais ou a própria linha da costa).
A taxa de transmissão, especialmente em baixa velocidade, pode significar que os dados do AIS tenham até 3 minutos de atraso.
Adicionar AIS e Radar juntos oferece as vantagens de ambos. Você usa o AIS para identificar e confirmar quais alvos são embarcações em movimento, enquanto o radar continua exibindo alvos que não estão transmitindo AIS (e os perigos fixos).

A imagem mostra o mesmo alvo no sistema de radar e também AIS
Conclusão
Seja cruzando um canal com tráfego intenso, competindo em alto-mar ou apenas mantendo o controle das embarcações ao seu redor em um dia movimentado, o radar garante que você possa velejar com segurança, independentemente das condições.
Os novos radomes HALO da B&G representam o que há de mais moderno em segurança e detecção de alvos, permitindo que você relaxe sabendo que está equipado com o melhor radar para velejar, faça chuva ou faça sol.